SOBEM AINDA MAIS OS NÚMEROS DE CASOS DE COVID EM DILERMANDO DE AGUIAR

Município pode chegar aos 100 casos confirmados nos próximos dias

O prefeito municipal de Dilermando de Aguiar, Claiton Ilha, emitiu um novo decreto nesta sexta-feira (19/02), devido ao alto índice de contaminação pelo coronavírus no município. Conforme o prefeito, os casos ativos aumentaram drasticamente e obrigaram o governo municipal a tomar a atitude. O novo Decreto, em vigor até o dia 01 de março, proíbe a aglomeração de pessoas nos espaços públicos, em especial, praças, campos de futebol, e demais áreas de lazer. Os bancos, aparelhos de ginástica e brinquedos que estiverem em locais abertos ou fechados foram isolados impedido o acesso do público.

O novo Decreto determina a suspensão das atividades de todas as igrejas, templos e instituições religiosas, cultos, missas e reuniões, até a vigência do documento. Ficam proibidas todas as atividades esportivas como bocha, futebol, vôlei, biliar, sinuca entre outros. As lancherias, restaurantes e similares poderão atender ao público das 07h às 14h, com almoço ao público somente na modalidade "prato-feito". Das 14h às 22h será permitido apenas o serviço de Delivery (compra e retira o produto para consumo em casa). A permanência de clientes para o consumo, principalmente o de bebidas alcoólicas, nos estabelecimentos como bares, mercearias e afins, está proibido em qualquer horário. Os salões de beleza, academia e demais estabelecimentos de prestação de serviços deverão atender individualmente, por meio de agendamento.

O decreto, proíbe também o comércio de ambulantes no perímetro urbano e suspende a emissão de novos alvarás ou licenças previstas pela Lei Municipal. Além das atribuições do novo Decreto, também é obrigatório, conforme decreto estadual, o uso de máscaras de proteção faciais em locais públicos como ruas, praça, calçadas e avenidas.

O prefeito Claiton Ilha não descarta a hipótese de "lockdown". "Vamos, sim, adotar medidas restritivas para outras atividades e até analiso a possibilidade, se mantivermos ao longo da vigência do novo Decreto o aumento nos índices de covid e o descumprimento das medidas já adotadas, de implementarmos o toque de recolher em todo o município para evitar o pior", declarou o prefeito.

A administração municipal solicita que os pacientes infectados permaneçam em isolamento domiciliar, conforme termo assinado, e que os possíveis casos suspeitos mantenham o distanciamento social, façam o uso de máscaras de proteção facial e de demais medidas de precaução instituídas em Decretos e protocolos. Em casos de suspeita da doença, o paciente deve procurar um atendimento imediatamente.

Denúncias sobre aglomerações ou descumprimento das atribuições poderão ser feitas pelo telefone 36124246 (inclusive whatsapp) e para a Brigada Militar, pelo telefone 190, que apoiará a administração municipal na fiscalização e no cumprimento das ações.

VACINAS

Claiton destaca que a administração municipal sempre esteve preocupada com a saúde da população e que desde as primeiras ações agiu, de forma consciente, coerente e dentro da legalidade, para atender a todos os munícipes. "A Secretaria de Saúde já conclui a vacinação dos acamados, acima de 60 anos, e dos idosos acima de 85 anos. Em breve as vacinas chegarão a todos os dilermandenses, dentro dos prazos estipulados pelas entidades de saúde e contemplando cada grupo prioritário. É necessário aguardar a divulgação do cronograma de vacinação para que não ocorra aglomerações desnecessárias na UBS Central", finalizou o prefeito.

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

O último boletim epidemiológico do município contabiliza, agora, 20 casos ativos. A secretaria confirma que desde o início da pandemia até o momento, 83 pessoas foram infectadas pela Covid-19, porém, 61 destes casos são pacientes recuperados da doença, 02 casos evoluíram à óbito e 39 casos são considerados suspeitos.

Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social – PMDA
Imagem: Douglas Marcon / Divulgação
Fone: (55) 36124246

ATENÇÃO!!
NÃO ESPALHE notícias falsas.
✋A VERDADE, EM PRIMEIRO LUGAR!
Fake News, é CRIME! 😡