DILERMANDO DE AGUIAR PASSA A CONTAR COM UM HORTO MEDICINAL

Com a participação do prefeito municipal, Claiton Ilha, da vice-prefeita, Anamaria Lima, da primeira-dama, Rosangel Deprá Ilha, da secretária Municipal de assistência social, Ozana Almeida, do secretário municipal de agricultura, Elio Rocha, da coordenadora do CRAS, Nilvani Alves, da engenheira agrônoma e chefe do escritório local da Emater, Luana Tirone, além de servidores da administração municipal e membros da comunidade pertencentes aos projetos assistenciais do município, foi inaugurado nesta terça-feira (03/08), o Horto Medicinal na Secretaria Municipal de Assistência Social. Trata-se de um ambiente pensado para estudar a flora utilizada na área de saúde para aproximar o conhecimento da comunidade, valorizar o conhecimento popular e validá-lo por meio de pesquisas.

No evento, o prefeito enalteceu a iniciativa do projeto e destacou a importância de se ter um espaço adequado à medicina da flora. “O que antes era chamado de medicina alternativa, hoje é considerado tão importante quanto a alopatia”, destacou. A secretária de assistência social, Ozana Almeida, agradeceu a participação dos parceiros da iniciativa e destacou o trabalho de todos que estiveram envolvidos na realização do horto: “O momento é de agradecer. A inauguração do horto é um presente para toda a comunidade".

20210803 142045

O horto está organizado em doze setores, com espaços para: plantas medicinais e plantas aromáticas. A engenheira agrônoma Luana Tirone coordenará o espaço. Ela explica que o horto tem seus cultivos baseados nos princípios da agricultura orgânica, com a compostagem dos resíduos orgânicos e práticas ecológicas de manejo. além disso o Horto Medicinal foi implantado no formato de um Relógio do Corpo Humano e consiste em uma metodologia de trabalho desenvolvida pela Emater/RS-Ascar que surgiu da necessidade de se conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local.

O local oferece segurança na produção e identificação das plantas medicinais, livres de agroquímicos, de animais e de elementos contaminadores. O fator inovador nessa metodologia é a união das plantas medicinais com os principais órgãos do corpo humano. “O objetivo do horto medicinal do relógio do corpo humano é identificar os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas”, explica Luana.