Foto: Jairo Leal

Avenida Rocha Vieira

 Com a finalidade de reduzir o número de alagamentos em alguns pontos da cidade, a Prefeitura de Dilermando de Aguiar desenvolve, periodicamente, serviços de drenagem através de ações da Secretaria Municipal de Obras. Atendendo ao pedido do prefeito Claiton Ilha, preocupado com o bem estar da população, os servidores da secretaria de obras realizaram a limpeza de valas nas ruas centrais e na Vila dos Tocos para evitar o acúmulo de água nas ruas. A equipe também realizou a drenagem de valas e a limpeza de bueiros da Avenida Rocha Vieira, local que sofria constantemente com alagamentos.

Para o prefeito Claiton Ilha esse é um serviço preventivo, com o objetivo de diminuir os impactos causados pelas chuvas. "Essa é uma série de varias ações que visam um melhor escoamento de água. Já realizamos alguns serviços e seguiremos agindo em prol dos dilermandenses, evitando os alagamentos nas ruas e terrenos", comentou o prefeito.

De acordo com o secretário de obras, Jairo Leal, mesmo após as fortes chuvas dos últimos dias, não houve alagamentos nos locais onde foram realizados os serviços. "Verificamos que não houve acúmulo de água ou alagamentos. As valas e os bueiros deram vasão suficiente evitando que alguns locais fossem prejudicados", declarou o secretário.

Segundo o planejamento de ações da secretaria municipal de obras, o serviço será retomado em breve em outras regiões do município.

Por: Arlei Silveira

 

Os candidatos a conselheiro tutelar, em Dilermando de Aguiar, no processo unificado 2019, já iniciaram as suas campanhas e estão nas ruas apresentando suas propostas e pedindo votos. Durante a campanha, que segue até o dia 4 de outubro, os candidatos podem utilizar as redes sociais e internet de modo geral, bem como santinhos, com data, horário e local do processo de escolha. É proibido aos candidatos contratar espaços pagos em mídias locais.

 “A população deve ficar atenta e fiscalizar as propagandas. Não pode haver nenhum tipo de ofensa aos opositores e nem fugir dos padrões. Caso alguém note algum material ilegal, deve fazer a denúncia ao COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a comissão irá investi­gar e tomar as devidas providências”, alertou o presidente do conselho, Roberto Fernandes de Mello.

 O pleito acontecerá no dia 6 de outubro, no período das 8h às 17h, com cédulas de papel. Podem votar os eleitores que estejam com o título regularizado. “Cada eleitor vota em apenas um candidato. No dia, não pode haver boca de urna e os concorrentes não podem permanecer no local de votação e nem oferecer transporte aos eleitores”, comentou a secretária municipal de assistência social, Luciane Trindade. No mesmo dia sai o resultado provisório.

 Confira os candidatos e seus respectivos números para votação:

CANDIDATO

NÚMERO PARA VOTAÇÃO

Eliane Dias Pergher

01

Stella Caroline da Silva Pulhese

02

Graciela Almeida Reis Timm

03

Daniela da Rocha Hopf

04

Andréia Maria Estivalett Capisani Braga

05

Aline Dutra da Silva

06

Vanessa Duarte Bicca

07

Ronaldo Rodrigues Pinheiro

08

Marta Eliane Mello da Silva

09

Juciane Teixeira

10

Adelina Kristen Hoffmann

11

 O Conselho Tutelar é responsável por acompanhar as crianças e os adolescentes, especialmente os que vivem em situação de vulnerabilidade, e decidirem, em conjunto, sobre quais medidas de proteção devem ser tomadas para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pactuando experiências | Conhecimento e autonomia das famílias rurais é tema de excursão à São Vicente do Sul

Por: Arlei Silveira

O escritório municipal da Emater de Dilermando de Aguiar juntamente com a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Cidadania, estimulando o o desenvolvimento integral e sustentável dos produtores rurais do município, promoveu na quinta-feira (27), um passeio com os integrantes do programa socioassistencial desenvolvido pela Emater com o apoio da secretaria de assistência.

O grupo conheceu as instalações do IFFAR (Instituto federal Farroupilha), em São Vicente do Sul, onde conferiu todo o processo de estudo dos alunos, desde o ingresso até a formação. o grupo também conheceu as estações de estudo, desde a de gado leiteiro, passando pela área avícula, de suinocultura até o processamento final dos produtos para o consumo.

Após o almoço, oferecido pelo instituto, a equipe dirigiu-se até o 1º Distrito de são Vicente do Sul, na localidade de Rincão dos Rumpel, onde foram recebidos pela família Lichtenecker onde foram discutidos assuntos sobre gestão da propriedade rural, olericultura, saneamento básico e segurança, e soberania alimentar. Crescêncio Medeiros, chefe do escritório local da Emater, comentou que há um trabalho de conscientização do uso natural dos resíduos de tudo o que é produzido no local. Maurício Lichtenecker, jovem produtor e administrador da propriedade, conta que tudo foi pensado e desenvolvido em conjunto com a Emater e a secretaria de agricultura de São Vicente do Sul e que o trabalho desenvolvido tornou-se referência na região. Os dilermandenses puderam observar o cultivo de morangos, a organização do local e conhecer um pouco do que é produzido e transformado dentro da propriedade. Na produção destacam-se hortifrutis, a avicultura, a suinocultura, a pecuária de corte e de leite, batata doce, milho e soja.

Para a extensionista da Emater de Dilermando de Aguiar, Iolanda oliveira, o passeio foi um momento impar para que os envolvidos conheçam um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade em benefício dos pequenos produtores da região. "Temos um planejamento no escritório municipal com várias atividades que buscam atender as necessidades das famílias assistidas, de forma a colaborar com o seu desenvolvimento e autonomia", completou Iolanda.

Ao final do passeio o grupo conheceu o centro da cidade, registrou imagens na praça central, Borges de Medeiros e no Coreto, com arquitetura neoclássica e artnoveau, construído por um mestre italiano com peças trazidas diretamente do país europeu, para os festejos dos cem anos de independência do Brasil, em 1922, durante a gestão do Intendente Armando Vitorino Prates.

 

Mais imagens em nossa Fan Page https://www.facebook.com/pmdars/

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto: Arlei Silveira/Ronei Bueno/Nadini nunes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por: Arlei Silveira
 
 
 
A Prefeitura de Dilermando de Aguiar convoca os candidatos aprovados no concurso público para os cargos de Operador de Máquinas e Veículos Pesados, conforme a classificação e as vagas disponíveis, respeitando os critérios determinados no Edital Nº 001/2019.
 
A Secretaria de Obras informa que os candidatos devem comparecer, a partir da data da publicação no Mural Oficial (15/07), no setor de recursos humanos, sob pena de perder o ingresso no quadro efetivo de cargos do Poder Executivo Municipal, com a devida documentação para a contratação.
 
A convocação dos aprovados no certame está ocorrendo de acordo com a necessidade da administração municipal, respeitando o critério de ordem de colocação do resultado dos aprovados. Essa é mais uma ação de aparelhamento da secretaria de obras que recentemente recebeu uma retroescavadeira. Conforme o prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), a mão de obra qualificada viabiliza e agiliza as tarefas melhorando o atendimento dos munícipes.
 
O secretário municipal de Obras, Jairo Leal, esclarece que o processo de convocação do concurso será feito em etapas. “O processo será feito obedecendo à convocação, nomeação e a posse dos candidatos. Pedimos que os candidatos convocados agilizem os procedimentos para a contratação, pois necessitamos que tomem posse e entrem em exercício de forma imediata”, finalizou Jairo.
 
CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS ⤵️
 
- Célio Roberto Santana ilha
- Leandro da Costa Teixeira
- Eraldo dos Santos Silveira
- Elton Luiz Salau Godoi
--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Por: Arlei Silveira
 
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) voltou a atuar nas escolas de Dilermando de Aguiar em 2019. Intermediado pelo vereador Renato Mello, o programa é desenvolvido no turno inverso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello e no período letivo da Escola Estadual Rocha Vieira.
 
Na manhã de quarta-feira (26), os alunos participantes do projeto receberam informações sobre dicas de trânsito, educação fiscal e noções tributárias. O Soldado da Brigada Militar, Cristian Roni da Silva, responsável pela turma de proerdianos em Dilermando de Aguiar destacou a importância das crianças terem este tipo de aprendizado. "Eles prestam a atenção. Captam a informação e disseminam nos seus lares ou entre os amigos fazendo com que a mensagem alcance outras pessoas", completou o militar.
 
Fabiane Pinton, agente de fiscalização tributária do município, falou sobre a educação fiscal e a importância da inclusão do CPF na nota fiscal. Através de uma linguagem acessível, Fabiane apresentou as formas de arrecadação de impostos, como são aplicados pela prefeitura municipal e as formas de o cidadão colaborar para combater a sonegação fiscal estimulando nos estudantes a pratica da cidadania. “O programa possibilita às crianças e aos adolescentes adquirirem conhecimentos sobre vários temas além dos riscos e perigos do uso de drogas gerando disciplina, ética, criatividade e responsabilidade social”, finalizou Fabiane.
 
Também participaram do evento o instrutor do PROERD em Dilermando de Aguiar, soldado Cristian Roni, o prefeito municipal, Claiton Ilha, a Sargento da Brigada Militar, Janaina Colares, o Diretor de Transito do Detran em São Pedro do Sul, Paulo Freitas, o diretor da Escola Estadual Rocha Vieira, Eleodoro dos Santos e professores.
 
 
 
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto: Arlei Silveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Página 1 de 69

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br