As a√ß√Ķes e rotinas desenvolvidas na educa√ß√£o infantil da rede municipal de ensino de Dilermando de Aguiar est√£o servindo de modelo para a Comiss√£o de Educa√ß√£o, Cultura e Lazer da c√Ęmara municipal de vereadores de Santa Maria. Na quarta-feira, 23 de maio, a secret√°ria municipal de educa√ß√£o, professora Marilei Oliveira, recebeu a vereadora santamariense e representante da Comiss√£o, Celita da Silva, para conhecer o trabalho desenvolvido na rede p√ļblica.

O encontro teve por objetivo principal uma troca de informa√ß√Ķes sobre o setor e verificar o que pode ser adequado √† educa√ß√£o no munic√≠pio de Santa Maria. Foram tratados assuntos como as rotinas administrativas e pedag√≥gicas da EMEI Crian√ßa Feliz.

Marilei explicou como foram realizadas algumas mudan√ßas na estrutura da secretaria de educa√ß√£o e ainda agradeceu a vinda da vereadora de Santa Maria at√© a cidade. ‚ÄúMuito bom saber que Dilermando de Aguiar pode ser usada como refer√™ncia num setor t√£o importante como a educa√ß√£o infantil para outros munic√≠pios do estado. Estaremos sempre de portas abertas para receber quem queira conhecer nossa estrutura‚ÄĚ, afirmou a secret√°ria de educa√ß√£o.

De acordo com Celita da Silva, Santa Maria tem como meta ampliar a rede de educa√ß√£o infantil e Dilermando de Aguiar foi escolhida como modelo devido ao modo como a √°rea √© administrada. ‚ÄúEstamos passando por uma reestrutura√ß√£o na educa√ß√£o voltada aos pequenos, e vimos que a rede municipal de educa√ß√£o dilermandense √© uma refer√™ncia na √°rea‚ÄĚ, concluiu a vereadora.

Ap√≥s a reuni√£o, a representante da comiss√£o, acompanhada de secret√°ria de educa√ß√£o e da diretora da EMEI Crian√ßa Feliz, T√Ęnira Saccol conheceu as depend√™ncias da escola, os espa√ßos f√≠sicos da educa√ß√£o infantil no munic√≠pio, o trabalho quem vem sendo desenvolvido com as crian√ßas e a import√Ęncia da educa√ß√£o infantil para a comunidade dilermandense.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto: Arlei Silveira
Fotos: SMED

 

Os delegados e os gestores de prefeituras e de entidades que fazem parte do Corede Central(Conselho Regional de Desenvolvimento), realizaram na tarde de quinta-feira, dia 24 de maio, no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma assembleia regional ampliada para definir os seis projetos que irão compor a cédula de votação na Consulta Popular do Rio Grande do Sul em 2018. definiram as áreas na tarde desta quinta-feira (24), no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Além das áreas, os participantes também definiram o percentual de recursos que caberá a cada um dos projetos se eleitos pela população. A votação ocorrerá de 26 a 28 de junho. Dos seis projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular, somente as três mais votadas receberão os investimentos. O mais votado receberá 50%; o segundo 30%; e o terceiro 20%.

O Delegado eleito, representando Dilermando de Aguiar, chefe de gabinete e secret√°rio municipal de agricultura, Upiragibe Ferrari Pinheiro, destacou a import√Ęncia desta vota√ß√£o e, principalmente, da pr√≥xima, na qual a popula√ß√£o vai escolher quais √°reas o Governo do Estado deve priorizar. ‚ÄúEste √© um momento de extrema import√Ęncia para a Consulta Popular, pois vamos indicar quais temas acreditamos que o governo do estado deve investir os recursos", disse o delegado.

Antes da vota√ß√£o, os participantes puderam ouvir um pouco dos projetos indicados pelas assembleias microrregionais e, ainda, puderam defender quais as propostas entendiam ser de maior relev√Ęncia para a sociedade.

De acordo com o presidente do Corede Central, Caio Jord√£o, essa vota√ß√£o e a escolha dos projetos √© determinante para o progresso das cidades como Dilermando de Aguiar, situadas no centro do estado. ‚ÄúEstamos aqui para propor o que entendemos ser importante para a Regi√£o Central e para o seu desenvolvimento. Este dinheiro que pode ser investido precisa ser bem aplicado‚ÄĚ, ressaltou Jord√£o.

Participaram da Assembleia Ampliada, os delegados escolhidos nas Assembleias Microrregionais, os membros da Comiss√£o Regional, os prefeitos, os presidentes das C√Ęmaras de Vereadores, os presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, os dirigentes m√°ximos dos √≥rg√£os regionais, estadual e federal, al√©m dos representantes das universidades, dos ex-presidentes dos Coredes, dos presidentes e ex-presidentes dos Cons√≥rcios das microrregi√Ķes e a dire√ß√£o executiva do Corede.

CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular √© institu√≠da por lei e √© um processo em que a popula√ß√£o tem oportunidade de definir onde o Estado ir√° investir parte de seu or√ßamento. Neste ano, ser√£o disponibilizados R$ 80 milh√Ķes para a Consulta Popular, que ocorre em seis etapas: Assembleia Regional Inicial; Assembleias P√ļblicas Municipais e/ou Microrregionais, abertas a todos os cidad√£os; Assembleia Regional Ampliada; vota√ß√£o das prioridades com a finalidade de inclus√£o de projetos no or√ßamento do Estado/exerc√≠cio 2019; consolida√ß√£o e detalhamento dos projetos eleitos, por meio de reuni√Ķes regionais com os t√©cnicos dos √≥rg√£os executores das demandas eleitas; e avalia√ß√£o final do processo.

Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Santa Maria. O valor destinado ao Corede Central é de: R$: 2.797.706,27. 

PROJETOS APROVADOS
- Videomonitoramento e cercamento eletr√īnico
- Reaparelhamento dos órgãos de Segurança
- Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
- Fomento do Desenvolvimento Rural Sustent√°vel
- Sistema Regional de Informa√ß√Ķes Tur√≠sticas
- Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais

Assessoria de Comunicação - PMDA
Com informa√ß√Ķes de Maur√≠cio Araujo
Texto: Arlei Silveira
Foto: Elizandro Brasil

 

A prefeitura municipal de Dilermando de Aguiar e o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Crian√ßa e do Adolescente) tornam p√ļblico a listagem dos inscritos homologados para o processo de escolha do conselheiro tutelar.
 
A partir da data da publica√ß√£o do edital, fica aberto o prazo de de 1 dia para a impugna√ß√£o de candidaturas, que ¬īpodem ser apresentadas por qualquer cidad√£o ou pelo representante do Minist√©rio P√ļblico, com a devida fundamenta√ß√£o e a comprova√ß√£o das raz√Ķes alegadas.
 
A pr√≥xima fase para a escolha do conselheiro tutelar consiste em um curso de capacita√ß√£o e ap√≥s os candidatos ser√£o submetidos a um processo eleitoral no munic√≠pio. Os eleitores, portadores de t√≠tulo de eleitor, em dia com as suas obriga√ß√Ķes eleitorais, t√™m direito ao voto. O processo de elei√ß√£o do membro ao conselho tutelar ocorrer√° no dia 01 de julho, das 08h √†s 12h, em urnas cedidas pela Justi√ßa Eleitoral e em pontos divulgados previamente pelos meios de comunica√ß√£o locais.
 
O eleito atuar√° como conselheiro tutelar de 4 de julho de 2018 a 31 de dezembro de 2019. Mais informa√ß√Ķes podem ser obtidas diretamente na secretaria de assist√™ncia do munic√≠pio ou pelo telefone 3612-4244.

Confira a lista em ordem de inscrição:

-Ronaldo Rodrigues Pinheiro
-Viviane Barros Teixeira
-Eliane Dias Pergher
-Sidnei Balconi Bassan
-Jean da Costa Garcêz.

Assessoria de Comunicação da PMDA
Texto: Arlei Silveira

O prefeito municipal, Claiton Ilha (MDB), percorreu nesta quarta-feira, 23 de maio, diversas localidades do interior do município para acompanhar os trabalhos de manutenção de estradas. A administração municipal vem trabalhando para garantir uma boa trafegabilidade de veículos nas comunidades.

Na localidade de Rinc√£o do Peludo, na estrada que liga a BR 158 √† localidade de Sete Cabe√ßas, acompanhou os trabalhos de patrolamento, empedramento e a compacta√ß√£o da pista. No local est√£o sendo usados tr√™s caminh√Ķes, uma patrola e um rolo compactador. A previs√£o de conclus√£o dos trabalhos, √© em no m√°ximo 15 dias. Lauri de Vargas Teixeira, morador do Rinc√£o do Peludo elogiou o trabalho da equipe. "Eu moro aqui h√° muitos anos e nunca vi um trabalho assim aqui na nossa comunidade. A √ļnica coisa que a gente ouvia eram promessas", destacou o morador.

A ponte do "Empedrado", que liga as comunidades de Cap√£o Grande e Sot√©ia, tamb√©m foi vistoriada. Devido as √ļltimas chuvas uma das cabeceiras da ponte sofreu desmoronamento. Visando a seguran√ßa de quem trafega pelo local, a secretaria de obras resolveu restringir o peso m√°ximo para o tr√Ęnsito na ponte em 15 toneladas. Na pr√≥xima semana ser√° constru√≠da a conten√ß√£o da cabeceira, no lado sul da ponte, com madeiras doadas pelo agricultor Jo√£o Char√£o. Conforme o secret√°rio municipal de obras, Anderson Pulhese, que acompanhou a vistoria, a ponte tem uma extens√£o de 17 metros.

A estrada da localidade de Chácara, também recebeu a vistoria do prefeito. Ao longo da estrada foram realizadas a limpeza de bueiros, a drenagem da via e a colocação de pedras nos acessos às propriedades.

Claiton Ilha destaca que a conserva√ß√£o das estradas no munic√≠pio √© cont√≠nua, e isso se reflete no transporte escolar, que transita diariamente por todas as comunidades do munic√≠pio, levando os alunos at√© as escolas. ‚ÄúQueremos oferece sempre o melhor servi√ßo ao cidad√£o, e desta forma estamos trabalhando para garantir que as estradas do munic√≠pio atendam as necessidades de todos os produtores rurais e moradores que trafegam pelo interior‚ÄĚ, completou o prefeito.

Assessoria de Comunicação - PMDA
Texto e fotos: Arlei Silveira

Centenas de dilermandenses anteciparam-se e procuraram as unidades b√°sicas de sa√ļde para realizar a vacina√ß√£o contra a gripe logo nos primeiros dias da campanha. Conforme a secret√°ria municipal de sa√ļde, B√°rbara Le√£o de Brum, o munic√≠pio ainda n√£o atingiu a meta de vacina√ß√£o, 859 pessoas, e informa que ainda h√° doses dispon√≠veis.

Dilermando de Aguiar j√° imunizou cerca de 700 pessoas o que representa 81,49% do total de dilermandenses integrantes dos chamados grupos de risco. Foram imunizadas 108 crian√ßas (76.60%), 49 trabalhadores de sa√ļde (81,67%), 16 gestantes (80%), 1 pu√©rpera (33.33%), 488 idosos (82,43%) e 38 professores (88.37%). No s√°bado, dia 12 de maio, o "dia D" contra a gripe, a procura pelos pontos de vacina√ß√£o surpreendeu positivamente as equipes da secretaria de sa√ļde.

A campanha se estende at√© o dia 01 de junho e busca vacinar crian√ßas com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, doentes cr√īnicos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da √°rea de sa√ļde, gestantes e mulheres com at√© 45 dias ap√≥s o parto, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional. Os doentes acamados podem agendar a vacina√ß√£o atrav√©s do telefone da secretaria.

A secret√°ria lembrou ainda que a campanha vai at√© o dia 01 de junho e que n√£o haver√° prorroga√ß√£o de data. ‚ÄúQueremos chamar a aten√ß√£o das gestantes, para se vacinarem, e das m√£es que t√™m filhos menores de cinco anos para levarem as crian√ßas para receber as doses, pois temos um hist√≥rico de aplica√ß√£o abaixo da meta destes grupos‚ÄĚ, destacou B√°rbara Brum.

Imunização:
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os tr√™s tipos do v√≠rus da gripe ‚Äď Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Informa√ß√Ķes:
Secretaria Municipal de sa√ļde - Rua Rio Branco, frente a pra√ßa Baltazar Borges Marinho ou atrav√©s do telefone 3612-4246.

Prefeitura Municipal - Assessoria de Comunicação
Texto: Arlei Silveira

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