Por: Arlei Silveira

 

Na próxima quarta-feira, dia 08 de maio, será feriado em Dilermando de Aguiar. O município comemora o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Pompéia. Por este motivo a Prefeitura Municipal não terá expediente e o atendimento ao público retornará na quinta-feira em horário normal.

Saúde

A UBS (Unidade Básica de Saúde) de São José da Porteirinha permanece em obras e não atenderá ao público. A UBS Central também permanecerá fechada e sem atendimento. Os serviços de urgência e de emergência terão atendimento normal.

Assistência Social

A Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), estarão fechados e as oficinas retornam na quinta-feira. O Conselho Tutelar atenderá em regime de plantão pelo telefone 996.266.895.

Escolas

As escolas do município também estarão fechadas no feriado. A secretaria de educação retomará as aulas bna quinta-feira, inclusive com os projetos desenvolvidos na EMEF Valentim Bastianello.

Comércio

O comércio local abrirá no feriado conforme horário definido pelos proprietários dos estabelecimentos.

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por: Arlei Silveira

Prefeito Claiton Ilha (MDB), acompanhado de secretários, diretores, vereadores, professores, pais e alunos prestigia lançamento dos projetos

 

Vários projetos oferecem atividades em busca da inclusão social de crianças, jovens e adultos. Na Escola Municipal Valentim Bastianello, no interior de Dilermando de Aguiar, não é diferente. Práticas inclusivas vêm sendo realizadas para integrar alunos com as necessidades educativas especiais ou dificuldades de aprendizagem. Acreditando no potencial dos seus alunos, a escola oferece ainda outras formas de inclusão social: oficinas no contraturno de esporte e lazer, canto-coral, dança, literatura e motricidade. Na tarde de terça-feira (16), foram apresentados à comunidade escolar os projetos curriculares e os projetos pedagógicos do contraturno. Entre as oficinas podemos destacar vôlei, capoeira, danças tradicionais, teatro, grafite e estamparia.

A instituição contará ainda com projetos curriculares, realizados em turno escolar, como o de Conscientização Fiscal e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O PROERD é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos e com o pleno objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. O vereador Renato Fernandes de Mello, incentivador e mediador do curso na escola, enfatizou que o PROERD contribui para a redução dos índices de reprovação e de evasão escolar.

O prefeito @Claiton Ilha (MDB) prestigiou o evento e comentou que a escola Valentim Bastianello, de forma responsável, tem se comprometido com a proposta da Secretaria Municipal de Educação na formação de cidadãos autônomos e críticos tendo como princípios norteadores as diretrizes da secretaria e de qualidade a serviço da vida. Participando ativamente da escola o aluno se sente, com toda certeza, incluído no grupo social onde ele está, e fora da escola ele também vai conseguir se socializar com mais facilidade conquistando o seu espaço na sociedade" completou o prefeito.

A diretora da escola, professora Luciane Bello, agradeceu a todos os professores, aos funcionários, aos pais e alunos e aos oficineiros contratados. "Em especial agradeço ao prefeito Claiton Ilha e a Secretária Marilei Oliveira por acreditar e apostar em uma educação de qualidade." Finalizando sua fala, a diretora destacou também o trabalho da equipe diretiva e da APM (Associação de Pais e Mestres).

Para a secretária de educação, professora Marilei Oliveira, pensar em educação na atualidade é pensar em possibilidades de aprendizagem por completo. "Esse é o nosso compromisso, proporcionar aos nossos estudantes projetos que os desafie, que os incentive, que apresente novas possibilidades, que os torne sujeitos conscientes, autônomos e protagonistas na sociedade onde vivem", destacou Marilei.

Participaram do evento secretários de governo, diretores de secretarias, assessores, servidores municipais, professores, funcionários, oficineiros, os vereadores Renato Mello e Elizandro Brasil, pais e estudantes.

 

Mais imagens em nosso facebook

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por: Arlei Silveira

 

Uma comitiva, representando a prefeitura de Dilermando de Aguiar, participou na tarde de quinta-feira (11) de uma reunião no Gabinete do Magnífico Reitor da UFSM (Universidade Federal de santa Maria) Paulo Afonso Burmann. Além da comitiva dilermandense, instituições organizadoras do Dia de Campo "Alternativas para a Agricultura Familiar", também participaram do encontro. Na oportunidade a secretária municipal de educação, professora Marilei Oliveira, e a diretora da escola municipal Valentim Bastianello, Luciane Bello, também entregaram um convite para a primeira colheita de Gladíolos do projeto de extensão "Flôres para Todos" desenvolvido na escola.

A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena, do diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos, José Alencar Zanon, do gerente adjunto Regional da Emater, José Renato Lovato Cadó, o diretor do Centro de Ciências Rurais, Sandro Luis Petter Medeiros, o diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, e os coordenadores dos projetos PhenoGlad e Simanihot, Nereu Streck e Lilian Osmari Uhlmann bem como estudantes de graduação e de pós graduação integrantes das Equipes PhenoGlad e Simanihot da UFSM. A comitiva dilermandense contou com a presença do chefe de gabinete, Upiragibe Ferrari Pinheiro (representando o prefeito municipal Claiton Ilha), da coordenadora pedagógica dos anos finais da escola Valentim Bastianello, Alexandra da Rosa, e da professora de técnicas agrícolas, Mariuza Ernest.

Ao final do encontro o reitor da universidade, Paulo Afonso Burmann, confirmou a sua presença nos dois eventos.



mais imagens em nosso facebook.
--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Patrício Contreras/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A prefeitura municipal de Dilermando de Aguiar divulgou, nesta terça-feira (16), o resultado final do Processo Seletivo Simplificado, 002/2019, para a contratação temporária de Procurador.

A candidata Luana Palmeiro Lencina atingiu 40 pontos e classificou-se como primeira colocada seguida dos seguintes candidatos: Andrise Bortoluzzi (2ª colocada); Robson Luis Zinn (3º colocado); e Daniela Almeida de Mello (4ª colocada). O candidato classificado em primeiro lugar deverá apresentar-se no Departamento de Recursos Humanos, localizado na avenida Ibicuí nº: 1001, conforme solicitação da administração municipal, contendo as documentações constantes no edital da convocação.-

O edital de Divulgação dos Resultados foi publicado nos murais oficiais da prefeitura na terça-feira, dia 16 de abril. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone 55 3612-4246.

--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação do projeto ocorreu na quinta-feira e contou com a participação da secretária municipal de educação, Marilei Oliveira

A administração municipal de Dilermando de Aguiar, incentivando os professores e os alunos da EMEF
Valentim Bastianello a desenvolver a educação e a conscientização fiscal em sala de aula e a formação de um cidadão consciente, desenvolverá o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). O programa consiste na realização de trabalhos e uma troca de conhecimentos por meio de várias atividades que ocorrerão durante o ano letivo. Desta forma, na quinta-feira (11), a escola Valentim Bastianello recebeu a agente de fiscalização municipal, Fabiane Pinton, para a apresentação do projeto.
 
A intenção é de que todos os alunos participem do programa. Segundo a diretora da entidade, professora Luciane Bello, o trabalho sobre a educação fiscal na escola terá como objetivo despertar nos alunos a consciência social e a necessidade de contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto iniciará com os alunos do 4º e do 5ºª ano.
 
A secretária municipal de educação, professora Marilei Oliveira, afirma que a educação fiscal é um direito de todo o cidadão. “Com ela, os alunos têm acesso a conhecimentos que os tornam mais autônomos e capazes de lutar por seus direitos e cumprir com os seus deveres que vem ao encontro da coletividade”, concluiu a secretária.
 
Na terça-feira (16), dia em que ocorrerá a apresentação dos projetos do turno inverso da EMEF Valentim Bastianello, os professores participarão de uma capacitação. A atividade será a primeira ação do programa de educação fiscal na escola.
 
--
Texto: Arlei Silveira - Jornalista
Edição: Assessoria de Comunicação Social - PMDA
Foto/Arte: Arlei Silveira/Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página 1 de 67

Horário de Atendimento
Seg - Sex
Manhã 08:00 às 12:00
Tarde 13:00 às 17:00  
Fale Conosco
(55)3612-4246 
          
Endereço
Avenida Ibicuí, 1001
Dilermando de Aguiar- Rio Grande do Sul
Cep 97180 - 000 
© 2017 Prefeitura de Dilermando de Aguiar. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br