







Poderia muito bem ser o enredo de uma novela das nove: passagem molhada danificada, mobilidade comprometida, promessas não cumpridas… Mas, felizmente, a história teve um desfecho digno de final de capítulo. A travessia que liga os municípios de Dilermando de Aguiar e São Gabriel, na região do Rincão do Claro, foi finalmente concluída e com final feliz para a comunidade.
A obra, que se arrastava como um drama antigo e conhecido, foi executada por meio de uma parceria direta entre as administrações de Dilermando de Aguiar e São Gabriel. Sem esperar por salvadores ou roteiros vindos de fora, os municípios arregaçaram as mangas e concluíram os trabalhos com recursos e equipes próprias.
E se essa novela teve novos protagonistas em 2025, foi justamente a mudança de elenco que deu novo ritmo à trama. O prefeito Jorginho Saidelles e o vice-prefeito Marcelo Dotto, de Dilermando de Aguiar, assumiram o compromisso ainda durante a campanha eleitoral de 2024: resolver a situação da passagem. E cumpriram com a palavra. A travessia está pronta, segura e à disposição da população.
A liberação oficial da passagem será feita na manhã do dia 10 de agosto, tempo previsto pelos engenheiros para a “cura do concreto”, sendo assim marcando o fim de um capítulo e o início de uma nova fase para a mobilidade da região.
A Administração de Dilermando de Aguiar agradece de forma especial ao município de São Gabriel, em nome do prefeito Lucas Menezes, pela parceria e cooperação que foram essenciais para o sucesso da empreitada. O reconhecimento se estende também aos servidores gabrielenses Edgar Goulart Gonçalves e Mário Blini, do Departamento de Meio Ambiente, ao engenheiro João Márvio, da Secretaria de Obras, e ao secretário de Planejamento Ammar Khatib, por toda a dedicação e apoio prestado.
Em Dilermando de Aguiar, o agradecimento vai ao engenheiro Anderson Daniel Costa de Carvalho, ao secretário de Obras Rodrigo Reis, ao diretor Elton Rocha, Edineu César, ao chefe de gabinete Laudir Lobler, e a todos os servidores municipais que incansavelmente trabalharam sábados, domingos e feriados, muitas vezes em condições desafiadoras, para que essa obra saísse do papel e se tornasse realidade.
Agora, com a travessia entregue, o tráfego retomado e a comunidade atendida, essa novela chega ao fim. E que as próximas histórias contadas na região sejam de progresso, parceria e dever cumprido sem precisar esperar tantos capítulos.