









Na manhã de segunda-feira (04 de agosto), no CAP, foi realizada a abertura oficial da Implantação da Lei da Escuta Protegida, que trata da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O ato contou com a presença do prefeito Jorginho Saidelles, do vice-prefeito Marcelo Dotto e do secretário municipal de Educação, Eleodoro Alves, além de outras autoridades que integram a Administração Municipal de Dilermando de Aguiar.
Durante a cerimônia de abertura, também estiveram presentes os secretários Claudio Flores (Saúde) e Marcelo Bianchini (Agricultura), o diretor da Escola Rocha Vieira, Daniel Beck, o diretor da EMEF José Antônio Azambuja, Jaime Lima, e o presidente do Conselho Tutelar, Geovane Friedrich. Na sequência, foi ministrada a palestra sobre a Lei da Escuta Protegida, abordando conceitos, especificidades, a necessidade e a importância da implantação do fluxo e do comitê no município.
Após o intervalo para o almoço, as atividades foram retomadas no período da tarde com um momento de prática, sob o tema “Aconteceu e agora: o que devo fazer?”. As formações foram conduzidas pelos profissionais da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Daiana Schnneider Vieira, psicóloga e mestra em Psicologia, e Pedro Augusto Crespo da Silva, epidemiologista, professor de educação física e doutor em Epidemiologia.
A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Administração Municipal, esteve à frente da organização do evento, que contou também com a colaboração das diretoras Marta Mello (administrativa), Bruna Teixeira (esportes) e Mariele Freire (pedagógica). A iniciativa reforça o compromisso do município em fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes, garantindo atendimento humanizado e seguro às vítimas ou testemunhas de violência.