










No decorrer do primeiro trimestre do ano letivo, a EMEF Valentim Bastianello desenvolveu uma série de projetos educativos voltados à valorização da diversidade cultural. A professora Janete Cléa Teixeira Alves, da turma de Educação Infantil – Nível I, promoveu o projeto “Valorização da Cultura Africana”, envolvendo as crianças em atividades lúdicas e pedagógicas que reforçam o respeito às diferenças e a importância da cultura afro-brasileira.
Os alunos do Pré II, da professora Lucinara, vivenciaram a atividade lúdica "Conhecendo nosso Planeta Terra", explorando o Brasil e um país africano que inspira o tema afro-brasileiro. Através da proposta do livro Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural, de Débora Alfaia da Cunha, conheceram a brincadeira "Terra-Mar", originária de Moçambique. Antes da diversão, localizaram o país no mapa da África, fortalecendo o aprendizado com cultura e geografia de forma divertida e significativa.
Nos anos finais, a professora Ana Paula Freb Pinheiro desenvolveu com os alunos do 8º ano o projeto “Africanidades: Poesia e Ritmos na Música Brasileira”, que incluiu a criação de telas, produção de objetos e bonecos temáticos e o uso de livros didáticos e temáticos sobre a temática afro-brasileira. Paralelamente, o professor Leandro Rosa de Oliveira, da disciplina de História, trabalhou com as turmas do 8º e 9º ano o projeto “Racismo”, que contou com produção de frases, cartazes, painéis e reflexões críticas sobre a importância do combate à discriminação.
No 2º ano, a professora Silvia Trevisan realizou o projeto “Comunidades Indígenas”, explorando a cultura dos povos originários através de produções textuais, exibição do filme brasileiro Tainá, palestra com o escritor e cartunista Jorge Ubiratã (Byrata) e confecção de maquetes e objetos relacionados à temática indígena. Já as professoras Luisane Carneiro Schimidtt (4º ano) e Luciana Prevedello (5º ano) organizaram a “Viagem ao Planetário/UFSM”, ampliando os conhecimentos científicos dos alunos e abordando temas que relacionam ciência e cultura.
A Administração Municipal de Dilermando de Aguiar destaca a importância dessas ações para a formação cidadã dos estudantes, reconhecendo que a escola é um espaço essencial para o desenvolvimento de valores como respeito, igualdade e valorização da diversidade. Com projetos interdisciplinares, a EMEF Valentim Bastianello reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.