






Na quinta-feira, 07 de agosto, o município de Dilermando de Aguiar promoveu a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no CAP, reunindo autoridades, servidores públicos, usuários e representantes da comunidade. O evento teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, refletindo sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social. A conferência contou com a presença do prefeito Jorginho Saidelles, do vice-prefeito Marcelo Dotto e demais autoridades locais.
A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Tutelar Geovane Friedrich, pelo vereador Francisco Maciel, o extensionista da Emater Anderson Denardin, os secretários municipais Claudio Flores (Saúde) e Jessiara Nunes (Assistência Social). A apresentação foi realizada pelo coordenador do CRAS Odivan Costa. Todos reforçaram a importância da participação popular na construção de políticas públicas mais eficazes e humanas.
Durante a programação, foram apresentados cinco eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas voltadas à melhoria dos serviços socioassistenciais. A palestra principal foi ministrada pela assistente social Melissa Prass, do CRAS de Santa Maria, que trouxe reflexões sobre a trajetória de duas décadas do SUAS e a importância da conferencia nas três esferas de governo: municipal, estadual e nacional.
A manhã foi marcada por debates e, ao meio-dia, os participantes desfrutaram de um almoço preparado com carinho pelas servidoras Gisandra Quevedo e Silvana Pranke. À tarde, os trabalhos seguiram com mais diálogos e encaminhamentos de propostas. No encerramento, todos foram recepcionados com um saboroso café colonial, organizado por um grupo de mulheres que incluiu, a primeira-dama Clarisse Sarturi, a segunda-dama Suelen Nascimento, a ex-vice-prefeita Anamaria Lima de Lima, Elisete Flores, mãe do coordenador do CRAS, Fernanda Sarturi, esposa do vereador Juarez Saydelles e a Jessiara Nunes, secretária de assistência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social agradece a todos os servidores do CRAS e da Assistência pela dedicação, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização da conferencia, ao diretor administrativo Rogério Leiva, Heloisa Helena Soller da Silva, assistente social e Jordana Rodrigues da Silva, psicóloga, especialmente, à comunidade usuária do SUAS, que participou ativamente da conferência, reforçando o compro misso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.